Inovação em Portugal

Em Portugal, a Bayer tem em funcionamento um Laboratório Satélite em parceria com o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) e dispõe de uma Unidade de Ensaios Clínicos, colaborando ainda com diversos centros académicos em projetos própios de investigação e formação.

A Bayer Portugal promove também diversos prémios e bolsas de investigação que apoiam a produção científica nacional em áreas como a diabetes, a ginecologia, a medicina sexual e a medicina veterinária.

A Bayer tem em Portugal um Laboratório Satélite desde 2009, fruto de uma parceria estabelecida com o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET).

O Laboratório Satélite Bayer no IBET está dedicado a quatro áreas de Investigação distintas, sendo um dos focos da colaboração a pesquisa e produção de anticorpos terapêuticos provenientes de bibliotecas de anticorpos apresentados em fagos (“Phage Display”) contra alvos fornecidos pela Bayer. Reportando inicialmente à Bayer, na Alemanha, como parte integrante da Equipa de Descoberta Pré-Clinica, o projeto envolvia quatro investigadores portugueses. Em Novembro de 2012 a colaboração foi estendida para a área de produção de proteínas e anticorpos, com a criação da Plataforma de Produção de Proteínas Recombinantes. Em 2017 houve um reforço nas duas áreas existentes e acréscimo em outras duas novas: Desenvolvimento de bioensaios e Microfluídica, o que levou ao aumento da equipa, passando esta a integrar 13 cientistas, a maioria doutorados, o que reflete o sucesso desta colaboração que celebra em 2019 10 anos de existência.  O investimento anual da Bayer nesta colaboração com o iBET é de cerca de 2 milhões de euros.

Desde Janeiro de 2015 o Laboratório Satélite do IBET passou a reportar diretamente à Bayer Portugal, sob a liderança da Prof. Doutora Ana Barbas e em estreita colaboração com a equipa de Biologics Research da Bayer Pharma na Alemanha.

Em Portugal, a Bayer dispõe de uma Unidade de Ensaios Clínicos dedicada à investigação de novos medicamentos e ao acompanhamento de estudos em várias áreas terapêuticas, como a Cardiologia, a Oncologia, a Hipertensão Pulmonar, Ginecologia e Pneumologia.

O Departamento Médico tem ainda em curso Estudos Não-Intervencionais e Estudos de Segurança Pós-Autorização que visam avaliar a eficácia dos medicamentos em condições de “vida-real”, nas diversas áreas terapêuticas em que a Bayer está envolvida.

Mais informações sobre ensaios clínicos em Portugal no Registo Nacional de Estudos Clínicos que estará disponível em Infarmed.

A comunidade #STEM4 Health Lisbon foi criada em 2016 com o objetivo de conectar startups de saúde digital e biotecnologia, estudantes, engenheiros, programadores, técnicos, cientistas, biólogos, bioinformáticos, analistas de dados, analistas de business intelligence, designers, networkers de social media, bem como freelancers, empresas, faculdades, institutos, organizações, empresários ou qualquer pessoa interessada em ciências da vida e tecnologias. Esta comunidade mundial está presente em cerca de 20 cidades em todo o mundo, e é apoiada pelo programa de aceleração de startups da Bayer, Grants4apps.

Em Portugal, a #STEM4 Health organizou o primeiro meetup em outubro de 2016, em Lisboa, e contou com a participação de onze startups, que tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos inovadores a todos os participantes deste encontro. Neste evento, também decorreu um espaço de networking, onde todos os presentes puderam trocar ideias.

Esteja atento a novas informações sobre o grupo e siga-nos na plataforma Meetup.