Em Portugal

Há mais de 100 anos em Portugal

A história da Bayer em Portugal remonta a 1884, quando a empresa mãe, na Alemanha, destacou um elemento para expandir os seus produtos ao nosso País.

Durante cerca de 25 anos, estes produtos foram sempre representados por agentes até que, em 1908, uma declaração formal do Conselho de Administração da Bayer AG informa: “a nova filial, FRED.BAYER & CA, será estabelecida em Portugal”. Em 1909 nascia a empresa. No mesmo ano, surge também o primeiro anúncio da Aspirina® Granulada, no Diário de Notícias.

Clique em cada ano para ver mais informação

Os primeiros anos (1910 a 1940)

1910

A publicidade aos medicamentos Bayer destaca-os pelo seu caráter científico e a cruz Bayer surge já como uma garantia de qualidade. Em 1914, a empresa estreia-se em Portugal num novo setor, hoje a Bayer CropScience, com o desinfetante de sementes Uspulun®. Cinco anos depois, reforça-se nesta área, com o Certain® e o Venetan®.
  

1920

 

Em 1920, é fundada, no Porto, a Sociedade de Anilinas Limitada. Conhecida como Sodanil, fornece anilinas a diversas indústrias, dos têxteis e curtumes às tipografias. Fornece também o Nitromancal®, o “adubo ideal” como era anunciado. Em 1923, são registadas as patentes dos compostos à base de tálio para o controlo de roedores, que estarão na base da marca Zelio®. Em 1925, é criado o primeiro representante Bayer na área da Proteção das Plantas. Em 1926-27, paralelamente à Sociedade de Anilinas Lda., funcionava em Lisboa a Bayer Limitada, representante dos produtos químicos e farmacêuticos Bayer I.G.

  

1930

 

Começa, em 1930, o contacto personalizado entre a indústria farmacêutica e os médicos, com os delegados de informação a levarem a todo o país as novidades sobre os medicamentos Bayer. Uma carrinha Bayer começou a circular pelo país, projetando filmes educativos que são um sucesso popular, especialmente nas zonas onde nem existia eletricidade. Além de sensibilizar e educar para a saúde, a carrinha distribuía brindes diversos, desde baralhos de cartas a caleidoscópios em forma de tubos de Aspirina®.

Depois da guerra, a modernização (1940 a 1970)

1940

 

Em 1940, no catálogo farmacêutico da Bayer contam-se 108 “especialidades farmacêuticas” e 39 “soros e vacinas”; mas, com a II Guerra Mundial, nos anos seguintes, os medicamentos começam a escassear. Ainda assim, a Bayer Limitada conseguiu subsistir relativamente incólume. Ao contrário, a Sociedade de Anilinas viu-se obrigada a encerrar em 1948.

  

1950

 

Em 1953, é fundada a Quimicor, que agrega químicos e anilinas, incluindo os produtos para a agricultura. A Bayer Farma Limitada é constituída em 1955 e com ela novos medicamentos chegaram ao mercado, a exemplo dos antimaláricos Atebrina® e Resochina®. Em 1959, as duas empresas mudam-se para a Rua Sociedade Farmacêutica nº 3.

  

1960

 

Em 1965 é apresentada em Portugal a Fibra Dralon®, um material que representou um importante marco em termos de negócios mas também de notoriedade. No mesmo ano, as culturas conhecem um novo aliado contra doenças, como o míldio, o Antracol®. Em 1967 é formada a Bayer SARL, na qual se fundem a Quimicor e a Bayer Farma. A empresa passa a ser administrada por João Minnemann, que iniciou aquilo a que hoje chamaríamos os departamentos de apoio ao cliente, marketing e relações públicas, tornando o nome Bayer num das mais reconhecidos no país.

 

Em 1968, é inaugurada, no Cacém, uma fábrica para produção e embalagem de produtos para a agricultura.


Refira-se  que, em 1962, a Schering Lusitana, que mais tarde virá a integrar o Grupo Bayer, lança a primeira pílula contracetiva em Portugal, a Anovlar®.

Reorganizar para crescer sustentável (1990 – 2010)

1990

 

A nova sede da Bayer Portugal, em Carnaxide, foi inaugurada em 1991. É aqui que a empresa continua hoje a ter os seus escritórios centrais. Quatro anos depois, é colocada a Cruz Bayer no topo do edifício. 

 

Há dezenas de lançamentos durante estes anos, desde o Glucobay® para a diabetes melitus, ao Folicur® para combater as doenças dos cereais e ao fungicida Horizon®, passando pelo Drontal® e o Baytril®, respetivamente, um desparasitante intestinal e um antibacteriano para cães e gatos. Com diversos medicamentos na liderança ou em destaque nas suas áreas terapêuticas – Adalat Retard®, Ciproxina®, Glucobay®, Nimotop®, etc. - a Bayer sobe ao ranking das maiores companhias farmacêuticas.

 

A Schering Lusitana (que será  integrada na Bayer na década seguinte) tem igualmente grandes lançamentos, a exemplo do meio de contraste para raios X Ultravist®, do anti-inflamatório Advantan® e do Betaferon® para a esclerose múltipla.

  

2000

 

O início do novo milénio fica marcado pelas aquisições da Aventis CropScience (2002), da Roche Consumer Health (2005) e da Schering Lusitana S.A. (2007). Com a primeira, a Bayer tornou-se líder mundial na Proteção de Plantas, Biotecnologia e Ambiente, e as outras duas reforçaram, significativamente, as áreas médica e farmacêutica. No mesmo período, a Bayer Portugal vende a sua unidade de produção de Coimbra à Bluepharma.

 

Em 2002, inicia-se um processo mundial de reorganização que dá origem a três grandes unidades operacionais - Bayer HealthCare, Bayer CropScience e Bayer MaterialScience – e três anos mais tarde é adotado o lema “Bayer: Science For a Better Life” que acentua a vocação inovadora da Bayer e reforça a importância dos seus Valores Corporativos e do Crescimento Sustentável.

 

No final da década, iniciam-se as celebrações do centenário Bayer em Portugal, que vão prolongar-se pelo ano seguinte.

Consolidação e inovação (1970 a 1990)

1970

 

A Centrofarma, uma nova unidade de produção farmacêutica, começa a funcionar em 1972 na zona de Coimbra, passando a chamar-se Bayer Portugal em 1979. É em 1975 que a Bayer lança o seu primeiro medicamento para a hipertensão, o Adalat®, e o reconhecido médico e académico, Professor Doutor Teixeira da Cruz, integra a empresa para desenvolver as equipas de marketing e vendas. Ficaria conhecido como o “Senhor da Bayer”, uma autêntica marca registada da empresa, que todos os médicos tinham o gosto de receber.

  

1980


Perfeitamente consolidada em Portugal, a Bayer mantém forte dinamismo e torna-se cada vez mais ativa socialmente, apoiando iniciativas solidárias como o grande evento “Prato Único Internacional da Liga Contra o Cancro”, por exemplo. O negócio agroquímico regista grande desenvolvimento, de tal forma que mantém durante vários anos, na Rádio Renascença, o programa “Bayer no Campo”.

 

Entre os lançamentos da década estiveram o fungicida Baycor®, o piretróide sintético Baythroid®, o primeiro medidor de glicemia com memória Glucometer®, o antibiótico Ciproxina®, entre muitos outros.

 

Em 1989, o 80º aniversário da Bayer em Portugal mereceu uma grande celebração que juntou cerca de 450 convidados no Ritz.

100 Anos em Portugal (2010)

2010

 

A Bayer Portugal celebrou o seu centenário com todos os seus stakeholders, assinalando a data com um conjunto de eventos e suportes que permitiram viajar pela história da Bayer no nosso País e projetar um futuro ambicioso, em que a empresa continuará a privilegiar o valor da vida.

 

Entre as várias iniciativas desenvolvidas merecem destaque:

 

  • Exposição “Bayer 100 Anos em Portugal”, certame que esteve patente na sede da empresa durante todo o ano e foi apresentada nos vários eventos externos realizados.
  • Livro “Bayer 100 Anos em Portugal”, um tributo a todos quantos contribuíram para acompanhar e antecipar a mudança ao longo do século.
  • Campanha publicitária, com peças dedicadas ao trabalho desenvolvido pelas várias áreas de negócio e divisões.
  • Congresso “Macro e Micro Tendências do século XXI“, um evento inteiramente dedicado à comunidade médica e científica, projetando a inovação que está a marcar o presente e o futuro do Grupo.
  • Cocktail com Antigos Colaboradores, reunindo muitos dos que construíram a história da empresa em Portugal.
  • Bayer em Família, criando um dia de “Portas Abertas” que permitiu conviver com colegas, amigos, pais e filhos, proporcionando-lhes uma visão mais próxima da Bayer num enriquecedor ambiente de partilha.
  • Cocktail de encerramento das celebrações, um evento que reuniu personalidades internacionais da Bayer, autoridades nacionais e representantes das principais instituições que têm colaborado com a Bayer nas mais diversas áreas de atividade.