Bayer: Science For A Better Life
 
Links Internacionais
19-Out-2011
Simpósio Bayer (Divisão Saúde Animal) 19 de Outubro, Museu do Oriente
 
  • Lançamento de dois novos produtos – Procox® e Veraflox®
  • Abordagem da Doença Periodontal em cães, Coccidiose em animais de companhia e Declínio das visitas aos CAMVs nos USA.
  • Apresentação dos resultados preliminares do Estudo nacional sobre Doenças Caninas transmitidas por Vectores confirma:
 
A incidência das Doenças Caninas Transmitidas por Vectores (ex: Leishmaniose; Erliquiose; Anaplasmose; Dirofilariose) exige maiores cuidados de prevenção dos donos dos cães.
 
  • Estudo realizado a nível nacional envolveu 1205 cães
  • 53% dos cães analisados eram suspeitos ou apresentavam sintomas das doenças
  • 47% dos cães analisados eram assintomáticos
  • 14% dos cães que não tinham manifestações foram positivos a pelo menos um agente. 
  • Estudo envolveu 120 centros de atendimento médico-veterinário na pesquisa
 
______________________________________________________________________________
Lisboa, 19 de Outubro de 2011 – Os resultados preliminares do estudo “Doenças Caninas Transmitidas por Vectores (CVBD) em Portugal” patrocinado pela Bayer, confirmam que os cães não sujeitos a prevenção apresentam resultados de seroprevalência superiores e que estas doenças estão presentes em praticamente todo o território nacional.
 
As CVBD são doenças cujos agentes etiológicos são transmitidos entre os cães por insectos ou por carraças. Além disso, alguns destes agentes, que podem incluir vírus, bactérias, protozoários e outros parasitas, são também transmissíveis aos seres humanos, podendo causar as chamadas doenças zoonóticas ou zoonoses.
 
No total foram avaliados 565 cães assintomáticos, ou seja, sem manifestações clínicas das doenças em causa, e 640 cães com manifestações clínicas que faziam suspeitar de CVBD. Entre outros foram registados dados sobre o sexo, a idade dos cães, a área geográfica de proveniência, a presença de pulgas e/ou carraças e a utilização de insecticidas/acaricidas.
 
Nos cães assintomáticos a seroprevalência dos agentes variou entre 0,2% para Borrelia e 4,6% para Anaplasma spp. Houve 14,2% de cães infectados indistintamente com pelo menos um dos agentes e 1,9% dos 565 cães tinham co-infecções, ou seja, estavam infectados com dois ou três agentes.
 
Nos cães clinicamente suspeitos a seroprevalência variou entre 0,5% para Borrelia e 25,3% para Leishmania. Foram detectados 46,6% de cães infectados com pelo menos um dos agentes e 11,4% dos 640 tinham co-infecções com dois, três ou mesmo quatro agentes. As co-infecções podem ser causa do agravamento das CVBD.
 
Este foi o estudo mais abrangente sobre agentes de CVBD alguma vez levado a cabo em Portugal, quer por ter avaliado cães de todos os distritos e regiões autónomas quer pelo conjunto e diversidade dos agentes analisados.
 
O estudo realizou-se de Outubro de 2010 a Abril de 2011, avaliou 1205 cães e na investigação estiveram envolvidos vários médicos veterinários, dos quais Cláudio Mendão (da Bayer), Luís Cardoso (do Departamento de Ciências Veterinárias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, e do Parasite Disease Group do IBMC, da Universidade do Porto) e Luís Madeira de Carvalho (do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa). A recolha dos resultados foi feita por directores clínicos e outros médicos veterinários de 120 centros de atendimento médico-veterinário contemplando todos os distritos de Portugal.
   
Procox®
O lançamento de Procox® oferece aos médico-veterinários uma nova abordagem no tratamento de infecções parasitárias em cachorros. Os nemátodos são parasitas comuns que os cães contratem cedo na vida, mas uma outra infecção é também frequente e normalmente sub-diagnosticada, a coccidiose. Porque os sintomas (diarreias, anorexia, perda de peso,…) se podem confundir, o diagnóstico da coccidiose não é por vezes realizado, e esta infecção, pode ficar por tratar provocando um fraco desenvolvimento do cachorros e podendo em casos extremos ser fatal para os animais. Procox® oferece aos veterinários uma estratégia nova para a abordagem das desparasitações iniciais de cachorros, diminuindo o risco zoonótico destas infecções.
 
Procox® é o primeiro e único anti-helmíntico com indicação para o tratamento combinado de nemátodos e coccidias em cachorros. Combina numa cómoda solução oral o emodepside + o toltrazuril. Procox®  para admistração por via oral (dose única) pode ser utilizado em cachorros a partir das duas semanas.
 
Veraflox®
Veraflox (pradofloxacina) é uma nova e inovadora geração de fluorquinolona (3ª geração), que assinala um avanço significativo na terapêutica antibiótica veterinária e no cuidado de pacientes caninos e felinos. A estructura química da pradofloxacina foi desenvolvida para alargar o espectro de actividade e conseguir uma eficácia bactericida superior.
Veraflox® oferece aos veterinários maior controlo no tratamento de infecções. Os estudos originais de laboratório e de campo de Veraflox® evidenciam actividade anti-bacteriana superior comparada com as fluoroquinolonas existentes, devido a inibir simultaneamente os 2 alvos enzimáticos fundamentais do ADN bacteriano (ADN girase e Topoisomerase IV), dimuindo também a probabilidade do aparecimento de estirpes resistentes.
 
Veraflox está disponível em 3 apresentações de comprimidos palatáveis de toma única diária (caixas de 7 comprimidos de 15, 60 e 120 mg de pradofloxacina) para cães e gatos e numa prática solução oral (frasco de 7,5 ml a 2.5% pradofloxacina) para gatos.
 
Sobre a Bayer HealthCare  
O Grupo Bayer é uma empresa global com competências centrais nas áreas da saúde, nutrição e materiais de alta tecnologia. A Bayer HealthCare, um subgrupo da Bayer AG com vendas anuais de mais de 16,9 mil milhões de Euros (2010), é uma das companhias inovadoras líderes mundiais na indústria dos cuidados de saúde e de produtos médicos e está sediada em Leverkusen, na Alemanha. A empresa combina as actividades globais das Divisões Animal Health, Consumer Care, Medical Care e Pharmaceuticals. A Bayer HealthCare tem como objectivo descobrir, desenvolver e fabricar produtos que venham a melhorar a saúde humana e animal em todo o mundo. A Bayer HealthCare emprega 55.700 pessoas (Dezembro 2010), e está representada em mais de 100 países. Para mais informações por favor consulte  www.bayerhealthcare.com.
 
Com vendas de 1,12 mil milhões de Euros (2010), a Divisão Animal Health é uma das empresas líderes mundiais no fabrico de produtos veterinários. A Divisão produz e comercializa mais de 100 diferentes preparados para Animais de Produção e Animais de Companhia.
 
Para mais informações:
Lift Consulting
Joana Vilaça – Joana.vilaca@lift.com.pt – 91 318 43 03
Raquel Campos – Raquel.campos@lift.com.pt – 918654931
 
PRT-BHC-2011-0672
 
Forward-Looking Statements
This release may contain forward-looking statements based on current assumptions and forecasts made by Bayer Group or subgroup management. Various known and unknown risks, uncertainties and other factors could lead to material differences between the actual future results, financial situation, development or performance of the company and the estimates given here. These factors include those discussed in Bayer’s public reports which are available on the Bayer website at www.bayer.com. The company assumes no liability whatsoever to update these forward-looking statements or to conformthem to future events or developments.


Imprimir
Pesquisar

Pesquisa Avançada
Bayer Websites Worldwide
Quicklinks
Podcast center